Post Detail

24 de setembro de 2021

Vidros de controle solar: mais conforto e economia

Vidros de controle solar: mais conforto e economia

Entenda como esses vidros ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica e ainda proporcionam conforto em ambientes

O consumo de energia elétrica tem crescido de forma progressiva nos últimos anos. Uma explicação plausível é o fator climático, diretamente impactado pelo aquecimento global. A ausência de um longo e constante período chuvoso, bem como um aumento significativo nas temperaturas, são condições que agravam a situação.

Outro fator que pode impactar diretamente o conforto e a rotina das pessoas dentro de casa, por conta da pandemia da COVID-19, é a latente necessidade de adaptação do espaço. O tempo que as pessoas passam em casa, neste novo cenário, fez com que arquitetos, engenheiros, projetistas e construtores buscassem alternativas capazes de minimizar impactos no aumento do consumo do energia elétrica e optassem por alternativas cada vez mais sustentáveis.

Dessa maneira, a busca pela eficiência energética tornou-se um requisito fundamental para projetos inovadores e sustentáveis, ou obras já prontas (como é o caso do retrofit). Assim, os vidros de controle solar surgem como opções atrativas que mesclam conforto, economia de energia e a garantia de uma estética arrojada.

Em um país de clima predominantemente tropical, uma obra que seja capaz de minimizar os efeitos da intensidade dos raios solares possui uma vantagem competitiva em relação aos demais projetos do mercado. 

Os vidros de controle solar podem bloquear em até 80% do calor incidido diretamente na janela, reduzindo o consumo de energia elétrica para climatização do ambiente. Eles são, portanto, uma alternativa viável para mitigar a percepção das alterações climáticas.

 

O que é um vidro de controle solar?

Os vidros de controle solar recebem revestimentos de camadas nanométricas de metais aplicadas nos vidros float (monolíticos). Esses revestimentos são os responsáveis por bloquear parte da radiação solar. Na maioria dos casos, os vidros de controle solar ganham uma aparência espelhada.
De acordo com a quantidade e tipos de metais utilizados nos vidros é que será possível compreender a filtragem dos raios. Entre as possibilidades, estão as que permitem mais entrada de luz e menos entrada de calor (para países como o Brasil), ou ao contrário (indicado para alguns países do Hemisfério Norte).

Mais recentemente, os revestimentos de baixa emissividade (low-e) assumiram um maior protagonismo nos cenários urbanos. Isso acontece porque os vidros de controle solar low-e, devido à capacidade de refletir a radiação infravermelha de ondas longas, são capazes de reduzir, ainda mais, a absorção de calor, o que resulta em maior economia de energia para a edificação. Ao mesmo tempo, proporcionam mais passagem de luz solar do que um vidro refletivo comum.

 

Por que utilizar um vidro de controle solar?

Conseguir a distinção e o controle da entrada de luz e calor já é um fator que justifica a opção pelos vidros de controle solar. Esse tipo de vidro proporciona algumas vantagens, como, por exemplo, redução do uso de ventiladores, ar-condicionado, iluminação artificial e, como consequência, obtêm-se a redução do consumo de energia elétrica.

Uma performance dessas é explicada uma vez que, em alguns casos, os vidros de controle solar podem impedir a entrada de até 80% de calor e, mesmo assim, manter uma taxa de 40% de entrada de luz no ambiente.

A meta pela redução dos custos de energia e pela preservação da estética do local atribui um valor muito debatido atualmente: a sustentabilidade, ou seja, um equilíbrio entre as finanças e o meio ambiente.

 

Benefícios agregados aos vidros de controle solar

Privacidade – Durante o dia, o aspecto espelhado irá refletir a luminosidade. Isso pode garantir aos ocupantes dos ambientes ainda mais privacidade no horário de trabalho nos escritórios, ou em outras tarefas rotineiras em casa.

Durante a noite ocorre o inverso e, nesse caso, o uso de iluminação externa ou uso de cortinas pode ajudar a manter a privacidade conquistada durante o dia.

Design Com o revestimento metalizado, a aparência espelhada é um ponto de diferenciação, onde é possível chegar a um resultado mais neutro ou vibrante, a depender da quantidade de metais utilizados.

Além das diversas opções de cores que podem fortalecer a identidade visual de uma organização desde sua fachada até o interior.

Possibilidades – Por meio de uma base monolítica, um vidro de controle solar pode ser transformado em e laminado e insulado, além de receber tratamento térmico, como a têmpera. O que agrega valor ao projeto e traz inúmeros benefícios que reúnem desempenho termoacústico, conforto e segurança, sem abrir mão do design.

Aplicações – Com tantas vantagens inseridas em um mesmo tipo de vidro, a sua versatilidade permite aplicações em fachadas de edifícios, janelas e portas de residências e coberturas.

Obra: Parque da Cidade – Torre Corporativa Jequitibá - Arquitetura: Aflalo/Gasperini Arquitetos - Construtora: Norberto Odebrecht - Localização: São Paulo - SP - Produto: Laminado Controle Solar Prata GA 181
Estamos preparados para entender sua necessidade e especificar a melhor solução para o seu projeto!

A GlassecViracon está presente nos grandes projetos comerciais, institucionais e residenciais sendo reconhecida no Brasil e no exterior como sinônimo de inovação e sustentabilidade. Com experiência de 30 anos, alcançamos resultados extraordinários na customização de vidros insulados, vidros laminados de segurança, serigrafados e temperados em diferentes composições, que reúnem desempenho térmico e acústico, segurança e design.

Leave a Comment


GlassecViracon

Preencha os dados e nos envie uma mensagem!