Post Detail

18 de maio de 2023

Heat Soak Test: a solução para a quebra espontânea

Heat Soak Test: a solução para a quebra espontânea

Você sabia que os vidros temperados são os vidros processados mais consumidos no Brasil? São milhões de metros quadrados produzidos a cada ano. Com um volume tão expressivo e tendência de peças cada vez maiores, os cuidados com a segurança são prioridade e o risco de quebra espontânea precisa ser eliminado.

A quebra espontânea é causada por partículas de sulfeto de níquel (Nis), presentes na massa do vidro float. Por não serem visíveis, estas partículas se manifestam apenas durante a quebra espontânea nos vidros temperados, não sendo detectáveis no processo de fabricação.

“Para reduzir ou eliminar o risco de quebras espontâneas, a solução está no tratamento térmico dos vidros temperados pelo processo chamado Heat Soak Test (HST)”, afirma Daniel Scarpato, diretor industrial da GlassecViracon.

A multinacional GlassecViracon possui o equipamento para a realização desse ensaio térmico em sua planta, em Nazaré Paulista, sendo a única processadora a aplicar essa tecnologia no Brasil.

Como funciona o HST?

No processamento HST, o vidro temperado é testado em altas temperaturas e as peças com presença de Nis chegam ao ponto de ruptura, ou quebra espontânea, dentro do equipamento.

Segundo Scarpato, com esse ensaio “é possível reduzir drasticamente o risco de quebra espontânea de um vidro temperado depois de instalado, evitando acidentes, custos com trocas e demais inconvenientes”.

Principais aplicações

Nas aplicações com vidros temperados, uma eventual quebra pode deixar o vão de instalação aberto, gerando risco de segurança e interdição no entorno.

Já para os casos de laminados temperados, na ruptura de uma das lâminas, a segunda manterá a integridade do vidro no vão por algum tempo. É preciso muita atenção para o caso de ruptura das duas lâminas, pois nesta situação a peça perde estrutura, condição para alto risco de queda e acidentes.

Dessa forma, as aplicações de temperados com tratamento HST destinam-se a todos os casos em que o vidro se comporta como elemento estrutural, como guarda-corpos, fachadas tipo Spider, portas, pisos, boxes e fechamentos de grandes vãos.

Prática internacional

Na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos, o HST é largamente utilizado para evitar riscos de quebra e acidentes. Para Marcelo Martins, diretor comercial da GlassecViracon, “trata-se de um equipamento fundamental para nos qualificar para o fornecimento nessas regiões”.

“Na Ásia, os vidros temperados são considerados de segurança somente quando passam por HST. Aqui no Brasil, o vidro temperado e o laminado temperado são muito populares e largamente aplicados por questões de segurança”, diz. “No entanto, além do custo de reposição, há muitas situações em que as quebras podem gerar insegurança, pânico ou estresse e são perigosas para os usuários”, explica o diretor. “O conceito de vidro de segurança precisa ser mais divulgado e aplicado no Brasil”, avalia.

“Entendemos que muitas vezes o cliente adquire um vidro temperado como elemento de segurança, e o HST é a segurança de que o produto funcionará como esperado ou projetado”, conclui Martins.

Além disso, na GlassecViracon, ao adquirir esse serviço, há uma garantia de 10 anos, contra quebra espontânea por contaminação sulfeto de níquel.

Aplicações do produto

APLICAÇÕES DO TEMPERADO
De acordo com a NBR 7199 — Vidros na construção civil: Projeto, execução e aplicações, os vidros temperados comportam as seguintes aplicações:

PORTAS, VITRINES E DIVISÓRIAS
Os vidros instalados abaixo de 1,1 m em relação ao piso devem ser de segurança, independente do pavimento, incluindo o temperado.

ENVIDRAÇAMENTOS PROJETANTES MÓVEIS
No térreo e 1º pavimento: o temperado pode ser autoportante ou totalmente encaixilhado.

Acima do 1º pavimento: o temperado deve ser totalmente encaixilhado e com projeção máxima limitada a 250 mm da face da fachada ou da aba de proteção.

FACHADAS (VIDROS VERTICAIS)
Abaixo de 1,1 m em relação ao piso, o temperado pode ser aplicado no pavimento térreo.

Garantia de conforto e segurança

Sabemos que a segurança e o bem-estar dos usuários são objetivos fundamentais em qualquer obra. E o vidro temperado é uma excelente opção nesse sentido, mas para garantir ainda mais segurança e tranquilidade para os usuários, o HST se torna essencial.

Nos Estados Unidos, a Viracon realiza esse teste desde 1988, evitando a quebra espontânea nos vidros. Isso ressalta que, ao optar pelo vidro temperado submetido ao HST, você garante a segurança e a qualidade que seu projeto merece.

Se você também acha que sempre é possível fazer melhor, garanta já os vidros temperados com HST, exclusividade da GlassecViracon no Brasil.
 
Entre em contato agora mesmo e peça seu orçamento!
 MARCELO MARTINS
MARCELO MARTINS

DIRETOR COMERCIAL - GLASSECVIRACON

DANIEL SCARPATO
DANIEL SCARPATO

DIRETOR INDUSTRIAL - GLASSEC VIRACON

Leave a Comment


GlassecViracon

Preencha os dados e nos envie uma mensagem!