Post Detail

14 de junho de 2022

Vidros temperados e termoendurecidos: segurança e resistência para o seu projeto

Vidros temperados e termoendurecidos: segurança e resistência para o seu projeto

Os vidros são partes importantes de um projeto, principalmente quando ele requer, além de excelente acabamento, alta resistência e segurança.

Quando o assunto é alta resistência mecânica e térmica, os vidros temperados e termoendurecidos da GlassecViracon ganham destaque. Isso porque essa é uma das principais características desses tipos de vidro. Além disso, oferece maior segurança, especialmente quando utilizados em uma composição de laminado.

Os vidros temperados são fabricados por meio de um forno de têmpera horizontal, onde o vidro comum é submetido a um processo de aquecimento controlado seguido de um resfriamento rápido, que modifica a sua estrutura.  Os vidros termoendurecidos são produzidos da mesma forma, o que os difere, a nível de processamento, é o resfriamento mais lento. 

O processo de tratamento térmico aumenta significativamente a resistência térmica e mecânica do vidro, tornando os produtos apropriados para locais com maior variação de temperatura ou que requerem maior resistência a esforços.

Na GlassecViracon, todos os vidros termicamente tratados passam por um scanner de alta precisão, o iLook, que garante a planimetria e qualidade óptica do produto. Esse sistema de controle atesta o processo de têmpera e permite que o vidro tenha o melhor desempenho possível, pois detecta possíveis marcas de ondulação. 

Além da preocupação com o pré-processamento, armazenamento, transporte e ensaios normativos, é possível evitar em até 100% as chances de quebra espontânea do vidro temperado submetido ao processo Heat Soak Test (HST)

Quer saber mais sobre o iLook e sobre o Heat Soak Test? Continue a leitura! 

ENTENDA A DIFERENÇA DOS VIDROS TEMPERADOS E TERMOENDURECIDOS

Que existem semelhanças entre os vidros temperados e termoendurecidos você já sabe. Ambos passam pelo processo de tratamento térmico, que agrega ao material maior resistência mecânica e térmica.

O vidro temperado, quando processado corretamente e aplicado de acordo com a Norma ABNT NBR 7199 é considerado um vidro de segurança, pois quando ocorre a quebra, fragmenta-se em pequenos pedaços, reduzindo as chances de ferimentos.

Já a segurança do vidro termoendurecido está ligada a utilização em conjunto com outros produtos. Quando utilizado no vidro laminado, por exemplo, agrega ainda mais segurança e resistência, podendo ser instalado em qualquer aplicação. Também é indicado para aplicação como vidro externo dos vidros insulados, desde que o vidro interno seja de segurança, pois, quando ocorre a quebra, as trincas se dividem de uma extremidade a outra, permanecendo presa ao silicone estrutural que compõe o insulado.

A resistência também é diferente. Em comparação com um vidro comum da mesma espessura, tipo e tamanho, o vidro temperado possui até 5x mais resistência, enquanto o termoendurecido possui até 2,5x. 

Conheça as principais vantagens dos Vidros Temperados e Termoendurecidos:

Temperados

  • Resistência: mais resistente que vidros comuns da mesma espessura, tipo e tamanho;
  • Segurança: em caso de quebra, estilhaça em fragmentos pouco cortantes;
  • Resistente às variações de temperaturas.

Termoendurecidos

  • Mais resistência quando comparado ao vidro comum da mesma espessura, tipo e tamanho;
  • Reforço contra choques mecânicos, ventos, chuvas fortes e alterações térmicas;
  • Evita ocorrência de fissuras, contribuindo com a redução de custos de manutenção.

Quais são as principais aplicações?

Os vidros temperados e termoendurecidos são comumente indicados para locais que necessitam de maior resistência mecânica e possuem diversas finalidades e aplicações. Dentre elas, destacam-se:

  • Fachadas;
  • Vitrines;
  • Portas e janelas;
  • Divisórias e decoração;
  • Box de banheiros;
  • Alguns produtos e eletrodomésticos.

O que vai determinar a escolha entre esses dois tipos de vidros é a especificação do projeto, que deve atender a NBR 7199.

Heat Soak Test (HTS) – uma exclusividade da GlassecViracon

Com o passar do tempo, pode ocorrer a quebra espontânea do vidro devido a presença de partículas de sulfeto de níquel (NiS). Essas partículas, invisíveis a olho nu, não são detectáveis no processo de fabricação.

Por isso, a GlassecViracon oferece o Heat Soak Test (HTS). Processo que elimina até 100% as chances de quebra espontânea dos vidros temperados por contaminação do NiS.

Termicamente tratado, o vidro é aquecido e, caso seja identificada a presença do elemento, que possui coeficiente de dilatação diferente do vidro, as partículas se expandem, fazendo com que o vidro se quebre espontaneamente dentro do equipamento.

Essa tecnologia contribui ainda mais com a qualidade do material, resultando na satisfação dos clientes.

iLook – Scanner de alta precisão que garante a planimetria e a qualidade óptica do vidro

Inovar e garantir a qualidade dos vidros é uma das principais missões da GlassecViracon, por isso, são utilizadas tecnologias que contribuem para oferecer sempre os melhores produtos.

O iLook é um sistema de medição online, inteligente e preciso, que define padrões de qualidade ainda mais altos e com mais precisão. Esse sistema garante medidas de planimetria e promove entregas ainda mais confiáveis.

Confira abaixo alguns projetos onde os vidros temperados e termoendurecidos foram utilizados:


Estamos preparados para entender sua necessidade e especificar a melhor solução para o seu projeto!

Sobre a GlassecViracon

Há mais de 30 anos, a GlassecViracon, multinacional norte-americana, é referência na customização e processamento de vidros insulados, laminados de segurança, serigrafados, temperados e termoendurecidos, em diferentes composições, que reúnem desempenho termoacústico, segurança e design.

Reconhecida mundialmente como sinônimo de inovação e sustentabilidade, está presente em grandes projetos comerciais, institucionais e residenciais.

Leave a Comment


GlassecViracon

Preencha os dados e nos envie uma mensagem!