
Entenda como vidros insulados são alternativas sustentáveis para projetos ousados e inovadores
O debate sobre a sustentabilidade tornou-se ponto de partida para o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Em um cenário como esse, não seria diferente propor alternativas cada vez mais sustentáveis para o setor vidreiro. Um exemplo disso é a preferência pelos vidros insulados mesmo em um país tropical, como o Brasil.
Seja em projetos residenciais ou comerciais, os vidros insulados são uma solução “verde” e proporcionam eficiência térmica, acústica e aproveitamento da luz natural. Além disso, um arranjo de composições permite ao arquiteto ter à disposição uma grande variedade de cores com uma vantagem ao longo do tempo: manter a cor original do produto.
Afinal, o que é um vidro insulado?
O vidro insulado é conhecido como “vidro duplo”. Composto por pelo menos duas lâminas de vidro, é separado por espaçadores que formam em seu interior uma câmara de ar desidratada e selada hermeticamente.
Os espaçadores estão disponíveis em alumínio, aço inox e thermal spacer, nas cores prata (natural) ou preta em diferentes espessuras.
A espessura do espaçador determina a distância interna entre as lâminas de vidro que compõem a unidade insulada, influenciando no desempenho térmico da peça. Quanto ao preenchimento da câmara, podem ser utilizados ar desidratado ou gás argônio melhorando ainda mais o comportamento térmico e acústico deste produto.
Vantagens
Diante das especificações dos insulados é importante alinhar as necessidades para um projeto e quais expectativas eles podem atender. Assim os projetos poderão potencializar características que geram conforto, comodidade e economia.
Confira uma lista das principais vantagens para quem opta pelos vidros insulados:
– Economia de energia: reduz em até 30% a entrada direta do calor. O que permite um equilíbrio perfeito para a climatização, economia de energia e conforto térmico.
– Conforto térmico: reduz em até 75% a troca térmica, deixando o ambiente mais estável e isolado das variações de temperatura.
– Aumento de luminosidade: permite maior entrada de luz natural ao ambiente sem prejudicar a climatização.
– Conforto acústico: com a correta combinação da espessura dos vidros na montagem do insulado é possível alcançar excelência na redução dos ruídos externos.
– Versatilidade: além de fachadas de edifícios, também é possível utilizar os insulados em estúdios de gravação, coberturas, saunas e bibliotecas.
Configurações disponíveis
A GlassecViracon possui uma linha específica para os vidros duplos insulados. Chamada Insulatto®, a linha disponibiliza inúmeras configurações.
Insulado Laminado – conjuga as propriedades térmicas do insulado com as características de segurança e desempenho acústico do laminado;
Laminado insulado – é fabricada com o vidro laminado voltado para a parte externa do envidraçamento;
Duplo Insulado Laminado – é fabricado com vidros laminados tanto na parte interna quanto externa do conjunto insulado;
Triplo Insulado – conjunto insulado é construído com três lâminas de vidros intercaladas por duas câmaras hermeticamente seladas.
A resposta
Em um cenário cada vez mais sustentável, fica ainda mais fácil entender a opção pelos vidros insulados. Eles aliam os aspectos de conforto e comodidade, sem desprezar alternativas que geram economia e preservam por muito mais tempo a estética planejada para grandes projetos arquitetônicos.