Os fenômenos climáticos atípicos estão cada vez mais frequentes no Brasil e no mundo. É possível constatar variações incomuns de temperaturas em períodos e regiões pouco convencionais. Com isso, cresce o debate sobre medidas sustentáveis para minimizar os impactos dessas mudanças em todo planeta, tanto no combate às causas dos problemas, quanto para conter os efeitos.

construção civil é um segmento que também está inserido neste debate. Um dos vários pontos de discussão é quanto a eficiência energética de grandes projetos e ao abordar esse tema, os vidros têm um papel estratégico.

meio ambiente começa a dar sinais de desgaste das fontes de energia e o debate sustentável torna-se fundamental na procura de estratégias que visam economizar e também obter energia através de fontes renováveis. Em edifícios, o vidro pode alcançar o equilíbrio térmico e conforto dos usuários, além de controlar a quantidade de luz natural que entra no ambiente, reduzindo a necessidade de climatização e iluminação artificial. 

Dessa maneira os projetos podem chegar a dois benefícios fundamentais da eficiência energética: a economia do custo com energia e a redução dos impactos ambientais. Em uma perspectiva como essa, a tecnologia aplicada aos vidros é um meio para que uma obra alcance a almejada eficiência energética.

Pela característica da versatilidade, os vidros conseguem atender a diferentes objetivos de um projeto tanto da perspectiva sustentável, quanto da perspectiva estética. Ajudar o planeta e gerar economia não são tarefas opostas à beleza e ao conforto. No caso dos vidros, são vantagens complementares.

GlassecViracon oferece soluções em vidros que estão alinhadas a essa proposta sustentável. Assim, confira algumas opções disponíveis para alcançar a eficiência energética em projetos utilizando vidros.

 

O uso do low-e

Inicialmente planejado para países de clima predominante frio, o low-e é um revestimento extrafino que tem uma baixa taxa de transmissão de calor. Em outras palavras, Em outras palavras, essa camada tem a função de filtrar os raios solares e controlar a troca de temperatura entre o ambiente interno e o ambiente externo.

O resultado é que o vidro reduz a entrada de calor nos dias muito quentes, assim como mantém o ambiente interno estável em dias de temperaturas baixas. Em outras palavras, o revestimento low-e, quando aplicado ao vidro insulado, torna-se um potente isolante térmico. 

Além disso, o low-e possibilita a entrada de luz natural, com alto nível de transparência e baixa reflexão, reduzindo o efeito de espelhamento em relação a um vidro refletivo comum, o que confere a essa tecnologia muitos benefícios para um mesmo projeto.

 

Os vidros insulados

Duas ou mais lâminas de vidro separadas por espaçador, que formam uma câmara vedada, é o modo como são constituídos os vidros insulados ou vidros duplos. Essa configuração reduz em até 30% a entrada direta do calor permitindo um equilíbrio perfeito para a climatização, economia de energia e conforto térmico.

Os vidros insulados são excelentes isolantes térmicos, alcançando redução de até 75% da troca térmica, deixando o ambiente mais estável e isolado das variações de temperatura, o que gera o almejado conforto térmico.

Além disso, proporcionam alta luminosidade permitindo a entrada de luz natural ao ambiente sem prejudicar a climatização.

 

Os vidros laminados de segurança

A junção de duas ou mais lâminas de vidros unidas por um interlayer tem como resultado a formação dos vidros laminados. Eles podem filtrar, aproximadamente, 99,5% da radiação ultravioleta (UV).

Esses raios fazem parte da luz solar e sua incidência em excesso pode provocar danos à pele humana e o desgaste precoce de móveis e objetos.

Os vidros laminados também podem ser combinados ao revestimento de controle solar ou low-e para aumentar o equilíbrio térmico do ambiente protegido.

 

Bônus

Existem muitos elementos que também podem ajudar um projeto a desenvolver uma cultura voltada para a eficiência energética. Mas somente por meio dos vidros é que haverá possibilidade de agregar mais valores e benefícios a um mesmo elemento.

Além dos efeitos gerados pelo conforto térmico e a luminosidade, os vidros podem garantir um design inovador, opções variadas de cores e um universo de arranjos formulados por meio da criatividade.

A abordagem sobre os temas da eficiência energética e a sustentabilidade são amplos e perpassam por diversos segmentos. Mesmo sendo discussões atuais, com tecnologias desenvolvidas recentemente, os conceitos e os novos materiais vem sendo utilizados também no processo conhecido como retrofit.

Em resumo, o uso dos vidros é imprescindível em obras que buscam agregar valores sustentáveis e estéticos de forma integrada. Isso vale para as construções já prontas e que procuram se enquadrar nesta nova realidade, como também para os inovadores e modernos projetos arquitetônicos da atualidade.