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GlassecViracon Fevereiro 2020 - EDIÇÃO Nº 78  
Boletim do Vidro
 
 
DESTAQUE DO MÊS
 
Diferenciais de qualidade

Identificar as tendências mundiais em vidros de aplicação arquitetônica e apresentá-las ao mercado interno exige um percurso de testes e homologações que se tornam parte da marca empresarial. Essa operação envolve equipes muito bem treinadas e processos de transformação eficientes, voltados para a inovação e melhoria dos procedimentos de beneficiamento para agregar valor aos produtos.
   
 
Para Renato Santana, coordenador de Qualidade da GlassecViracon, são muitos os diferenciais da empresa no setor de transformação de vidros. “O fato de realizarmos todos os ensaios de acordo com as normas técnicas nacionais e internacionais, muitas vezes indo além dos requisitos que elas estabelecem, eleva os produtos da GlassecViracon a um patamar de excelência.”
 
 
    Nesse campo, destaque-se o forte trabalho que a Glassec vem realizando nas reuniões e consultas públicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas para a qualificação da normatização. “Hoje ainda não temos no Brasil uma norma para vidro termoendurecido, o que tem comprometido a ampliação do uso do vidro insulado no país”, diz o engenheiro de qualidade.

O termoendurecido é largamente utilizado em nível mundial como vidro externo dos insulados, uma vez que é o vidro interno que deve apresentar a característica de segurança. “Estamos trabalhando intensamente para normatizar alguns processos de vidros beneficiados para ampliar a venda de produtos mais eficientes. O cliente e o usuário precisam ter segurança, e a normatização oferece isso.”
 
 
 
FORNECEDORES CERTIFICADOS

Santana enfatiza a relevância de selecionar criteriosamente os fornecedores de insumos para o sucesso do produto acabado. “Nossos fornecedores são certificados pela ISO 9001 e possuem controles rigorosos em suas plantas, e com isso você tem uma resposta mais rápida caso encontre alguma inconformidade durante o processo”, afirma.

Para ele, é de extrema importância também que os fornecedores de intercalários (PVB e SentryGlas®) sejam certificados pelo SGCC (Safety Glazing Certification Council). “Sem fornecedores confiáveis e com as devidas certificações, não é possível ter certeza de que o material irá desempenhar as características de segurança ao longo dos anos”, avalia.
   
 
 
 
    TRAJETÓRIA DE INOVAÇÃO
Após a fusão com a Viracon, em 2010, a Glassec intensificou as pesquisas e aplicação de tecnologias de beneficiamento em vidros de controle solar refletivos e low-e para garantir a homogeneidade de cor em todas as peças e assegurar que o produto não sofra com a ação de intempéries.

O mesmo perfil de inovação prevaleceu quando a empresa decidiu ampliar sua atuação no mercado externo, buscando a certificação nos programas SGCC, para vidros laminados, e IGCC (Insulating Glass Certification Council) para vidros insulados, o que lhe permitiu exportar esses produtos para os Estados Unidos e outros países com o mesmo grau de exigência normativa. Com a certificação MDCA (Miami Dade County Authorized Laminator), passou também a exportar vidros de segurança para a Flórida e outras regiões suscetíveis a furacões.
 
Segundo Santana, “todos os produtos fabricados pela GlassecViracon atendem a classificação de segurança em alto nível, e a prova disso é o sucesso nas auditorias de certificação do SGCC.”
 
 
 
QUALIDADE PARA A SUSTENTABILIDADE
Indagado sobre como os processos de qualidade estão relacionados com a sustentabilidade, o engenheiro explica que este “é um requisito para certificação ISO 9001 desde 2015, pois o Sistema de Gestão de Qualidade nas organizações deve atender as expectativas de todas as partes interessadas, inclusive da comunidade local”.

“Como o desenvolvimento sustentável deve suprir as necessidades do presente dentro de uma organização sem afetar a capacidade das próximas gerações de suprir suas próprias necessidades, o processamento e o foco na qualidade fazem com que a empresa e a comunidade se desenvolvam sustentavelmente”, conclui o coordenador.
 
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PUBLICADO POR GLASSECVIRACON • DIRETORIA DE MARKETING: Claudia Mitne • APOIO: Filomena Florêncio Sousa
DIAGRAMAÇÃO: Arbore Editoração • CONTEÚDO: Auris Produções e Comunicações • JORNALISTA RESPONSÁVEL: Silvana Afram (MTb 14.950)
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